Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 21-03-2024
Última Hora

13-03-2012 23:40
PNPG
Arcos de Valdevez: complexo da ''Porta do Mezio'' terminado


Alto Minho

Redacção

O Projecto “Porta do Mezio”, com uma infra-estrutura vasta de edifícios, equipamentos e áreas de lazer teve como principal objectivo criar infra-estruturas devidamente apetrechadas para a recepção e ordenamento dos visitantes, de maneira a poderem contribuir para a sua educação e sensibilização, através da divulgação da informação e indicação das boas práticas de utilização e usufruição dos espaços naturais, pois elas são essenciais para o desenvolvimento sustentável e protecção das áreas protegidas.

O complexo é composto por um Centro de Recepção, uma Oficina Temática, um Edifício Guias, um Armazém/oficina e um Núcleo Museológico.

Nos Espaços Exteriores estão incluídos miradouros, uma piscina biológica, parques infantis e os Parques da Biodiversidade e Parque Temático “Agro-silvo-pastoril das serras da Peneda e Soajo”.

O Parque da Biodiversidade encontra-se localizado na parte posterior do centro de informação e cria dentro da área delimitada, zonas distintas de utilização:

· O espelho de água, pontes e caminhos pavimentados promovem a delimitação dos espaços, destinados à utilização mais contemplativa, espaços que permitem a atividades dinâmicas em grupo ou individuais, com o objetivo de aprendizagem ou apenas de lazer dos visitantes.

· O Equipamento de lazer infantil e espaço interativo, localizado na zona de prado junto ao espelho de água criam espaços agradáveis para utilização, aprendizagem, lazer e convívio dos mais novos;

· A Fauna do Parque Nacional e do próprio concelho, encontra-se representada por 11 esculturas, nomeadamente o Lobo Ibérico, o Javali, a Águia-real, o Bufo-real, o Cavalo Garrano, a Vaca Cachena, a Lontra, o Caracol, a Víbora, o Gato-bravo e o Corço.

Pretendeu-se criar um espaço com esculturas de referência realizadas de novos nomes da escultura portuguesa, não com a intenção de fazer reproduções figurativas, já que a variedade nos materiais e dimensões são muitas, mas sim deixar uma liberdade criativa aos autores.

Os artistas convidados foram Ana Maria, Daniela Steele, Arnaldo Ribeiro, Volker Schnuttgen, Isaque Pinheiro, Augusto Canedo, Elsa Sameiro, Paulo Neves, Joaquim Álvares de Sousa, Vítor Ribeiro e Xurxo Oro Claro.

De realçar que este será o único espaço artístico do género em Portugal.


Já o Parque Temático “Agro-silvo-pastoril das serras da Peneda e Soajo”: representa, em escala reduzida, o modelo físico da montanha através da execução de construções, linha de água que inicia na nascente, passa pelo regadio e desagua no rio, pastagens e um lugar de habitação de altitude (branda), bosque, zona de terreno rochosa, campos agrícolas e aldeia. Para conhecimento do modo de vida dos habitantes e espaços naturais da montanha, em grupo com visitas orientadas ou não, já que os diversos espaços são identificados por placas informativas.

Esta obra, financiada pelo Programa ON.2 - Eixo III - Valorização e qualificação ambiental e territorial, contou com um valor elegível de 1.031.486,40 € e uma comparticipação de 80%, no valor de 825.189,12€.

Valor das obras no seu espaço exterior ultrapassa 1 milhão de euros


A Porta do Mezio, uma das cinco “Portas do PNPG” é uma obra integrada numa constante e contínua política de valorização e desenvolvimento do potencial turístico deste município


*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. de Arcos de Valdevez ***

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].