Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024
Última Hora

01-09-2014 17:08
GIPS e bombeiros socorreram casal britânico perdido na serra de Soajo

Dois indivíduos de nacionalidade britânica que estavam a realizar um percurso pedestre na serra de Soajo tiveram de pedir ajuda, depois de terem saído do trilho. O casal, de sexagenários, completamente desorientado, por não conhecer o território, chamou os meios de socorro, numa altura em que a noite já tinha caído.
Acionada pelo CDOS de Viana do Castelo, a equipa de Busca e Resgate do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, sediada no Centro de Meios Aéreos (CMA), em Tabaçô/Souto, dirigiu-se, no dia 29 de agosto, por volta das 22.00, para Soajo, a fim resgatar o casal de turistas, que havia iniciado pelas 16.00 a caminhada.
No intervalo de uma semana, este foi o segundo incidente envolvendo pedestrianistas, levando, uma vez mais, ao acionamento de diversos meios de proteção e socorro.
Nesta circunstância, o trabalho em equipa das forças lá presentes permitiu localizar, por volta das 3.00 da manhã (de sábado), as vítimas que se encontravam junto ao rio Adrão (Soajo). Devido à acentuada descida da temperatura, a cidadã entrou em estado de hipotermia. Pelas 4.30, o casal de turistas foi transportado por uma viatura médica dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. A busca e o resgate foram dificultados pelo acentuado declive e pela densidade da vegetação.
Ao lado desta equipa de especialistas do GIPS, estiveram também envolvidos, nesta operação de proteção e socorro, militares da GNR do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, elementos dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, assim como vigilantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O sargento-ajudante Jorge Miguel Araújo, do CMA de Tabaçô/Souto, pede aos pedestrianistas para que “cumpram as normas de segurança de forma a evitar situações gravosas” como as que ocorreram, no espaço de oito dias, em Tibo (Gavieira) e em Soajo.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].