Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024
Última Hora

02-03-2015 11:50
Peditório Diocesano a favor da Cáritas – dias 7 e 8 de março

Começou, este domingo, 1 de março, a Semana Cáritas, culminando com a partilha diocesana, nas missas dominicais do dia 7 e 8 de março, sábado e domingo.
Entre outras atividades, a Cáritas Portuguesa propõe o seguinte tema como reflexão para a semana: “NUM SÓ CORAÇÃO, UMA SÓ FAMÍLIA HUMANA”. É uma chamada de atenção para todas as questões relacionadas com a Família, tendo em atenção o próximo Sínodo Ordinário dos bispos que se debruçará sobre este tema.
Porque é para a ajuda das famílias que a Cáritas está dirigida, somente poderemos concretizar esta missão desde que tenhamos meios ao nosso alcance, para amparar e ajudar os mais necessitados, vulneráveis e fragilizados.
O Peditório de Rua e o Peditório nas Eucaristias, são, entre outros meios, a fonte que nos permite dispor de fundos para auxiliar o nosso semelhante.
Em 2014 a Cáritas Diocesana conseguiu fundos para que nos 1.160 Atendimentos Sociais, aplicássemos o montante de € 86.090,84 de amparo familiar.
Oferecemos géneros alimentares, prestamos apoio medicamentoso, pagamos despesas domésticas (rendas de casa, água, luz e gás), concedemos apoio escolar (compra de livros, de material escolar e de propinas), etc..
Portugal voltou aos níveis de pobreza e exclusão social de há dez anos. O país tem hoje dois milhões de pessoas em situação de pobreza. Um em cada cinco portugueses é pobre. As desigualdades sociais são cada vez maiores. É vergonhoso observarmos que o risco de pobreza e de exclusão social tem aumentado.
É para esta realidade que solicitamos à colaboração do bom povo do Alto-Minho, apelando ao espírito da prática da caridade e da partilha.
Diz o Papa Francisco: “Estamos perante o escândalo mundial de mil milhões de pessoas que ainda hoje têm fome. Não podemos fazer de conta que isto não existe”.
Os voluntários da Cáritas Diocesana e a sua Direção estão certos do melhor acolhimento deste apelo.
O Peditório a favor da Cáritas Diocesana de Viana será efetuado em vários locais da Diocese nos seguintes dias:

Arcos de Valdevez- 4 de março
Caminha - 4 de março
Melgaço - 6 de março
Monção - 5 de março
Paredes de Coura - 14 de março
Ponte da Barca - 11 de março
Ponte de Lima - 9 de março
Valença - 4 de março
Viana - 6 e 7 de março
Vila Nova de Cerveira - 7 de março

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].