Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 21-03-2024
Última Hora

17-03-2015 14:45
“Bois da Páscoa” desfilam em Arcos de Valdevez

No próximo domingo, 22 de março, Arcos de Valdevez vai ser palco da iniciativa “Bois da Páscoa”, uma tradição secular que é retomada, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.
Durante a tarde, dezenas de exemplares da raça bovina desfilarão pela avenida principal do concelho. Os talhos aderentes apresentam os melhores modelos da raça, corpulentos e bem enfeitados bois, que desfilam pelas principais artérias da vila de Arcos de Valdevez e que são acompanhados por vários membros dos ranchos folclóricos do concelho.
A criação destes bovinos exige cuidados especiais, nomeadamente na alimentação, onde predomina o pasto selvagem, tudo para garantir uma carne de qualidade garantida e sabor único.
A concentração inicia-se pelas 10.30, sendo possível apreciar estes belos exemplares e o desfile realiza-se pelas principais artérias da vila de Arcos de Valdevez, às 15.00. Depois do desfile, os exemplares bovinos são recolhidos e, posteriormente, abatidos num matadouro para a carne ser comercializada, por altura da Páscoa, nos talhos do concelho.
Com esta iniciativa, o Município e a ACIAB recuperam uma tradição de longos anos, atraindo visitantes a Arcos de Valdevez, dando-lhes a conhecer um vasto e característico património cultural e permitindo assim a dinamização do tecido empresarial local a diversos níveis.



(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].