Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024
Última Hora

27-11-2015 15:09
Vandalizada escultura representativa do Recontro de Valdevez

A vila de Arcos de Valdevez acordou, na manhã de 27 de novembro, com um ato de ignóbil vandalismo, perpetrado naquele que é um dos seus símbolos artísticos mais representativos, a escultura em bronze de José Rodrigues, evocativa do Recontro de Valdevez, ocorrido em 1141.
O elemento escultórico foi mutilado num dos seus cavaleiros, exatamente o que representa o lado portucalense, com a fratura total de uma das mãos e da respetiva lança, apresentando uma enorme fissura que impede a forma horizontal original do elemento.
A autarquia encetou de imediato diligências para a reparação urgente deste elemento, que ficará novamente estabilizado ainda esta sexta-feira, 27.
Paralelamente, será reforçada a vigilância através do Comando local da Guarda Nacional Republicana, que passará a atuar de forma ainda mais incisiva no Campo do Trasladário e áreas específicas do Centro Histórico, impedindo ações similares e protegendo, assim, o património e a vida dos arcuenses.
Este episódio reforça a necessidade, urgente, de implementação de uma estratégia de segurança preventiva, assente num sistema de videovigilância em espaços urbanos onde coexistam símbolos representativos do património artístico, histórico e cultural.



(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].