Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 19-02-2009

Opinião

As mãos
Maria Paula T Q Barros Pinto

A corrente do Rio Vez
João Pedro Serôdio O projecto “Corrente Rio Leça” é um projecto levado a cabo pelas câmaras municipais de Valongo, Maia e Matosinhos no sentido de manterem limpo aquele que já foi considerado o rio menos poluído da Europa. No entanto, actualmente, virou-se o bico ao prego tendo tido a classificação de o rio mais poluído da Europa.

O pé da Luisinha
Antonino Cacho Numa terra velha, onde não acontece nada de novo, o tempo invernoso é bom para ficar em casa e pôr a leitura em dia. O nosso grande escritor, Eça de Queiroz (José Maria de), nasceu na Póvoa de Varzim, no dia 25 de Novembro de 1845, e morreu, em Paris, a 16 de Agosto de 1900. Filho ilegítimo de um magistrado – situação legalizada por um posterior casamento –, em pequeno foi educado pela avó. Na Universidade de Coimbra formou-se, em Direito, em 1866. Exerceu funções consulares, em Havana, Newcastle, Bristol e Paris.

Quentes e Boas...
1- O CHEIRO A CARNAVAL – As cornetas carnavalescas, este ano, prometem um Carnaval em peso aos impostos dos arcuenses, pois umas das “variadíssimas” atracções será o artista da RTP, Fernando Mendes. E a crise, nacional e mundial, está mesmo a necessitar desta explosão de alegria, com afluências brasileiras, de sobas africanos, sobretudo os de linguajar português... E um lindo e refrescante banho nas águas miraculosas do Rio Vez, de preferência sumariamente despidos e despidas, não há diabo que resista. E a crise envergonhada, sentindo que nos Arcos de Valdevez só há mesmo campo e ambiente para as folias que por aí proliferam em todas as áreas de actividade, para proveito de alguns e o bloqueio mental da maioria, irá dar o fora, deixando o comércio local à espera de melhores dias. Esperanças que de ano para ano ficam sempre adiadas, e o povo e o comércio que vale a pena, descentraliza-se, descaracteriza-se e definha. Estas serão, infelizmente, as cinzas do Carnaval arcuense...

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].