Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 03-12-2009

Opinião

À Vez
Primeira Assembleia deste novo mandato
Alexandre Oliveira / CDU

Tempos Difíceis para os Municípios
Gil Heleno O actual modelo de financiamento das Autarquias que acredito estar esgotado inquieta muitos autarcas. No imediato, a quebra de receitas fruto da redução da actividade económica e o aumento considerável das despesas correntes, conduzirá os Municípios a contenções de vária ordem, e alguns projectos em curso sofrerão condicionantes em consequência da diminuição de rendimento.

Quentes e Boas...
Amândio Peixoto

O Ministério Público, junto do Tribunal de Soajo, moveu-se por "crime de morto"
Jorge Lage Como erudita e popularmente se ajuíza, por vezes, com muitas e graves deformações, o antigo Soajo judiciário, concelhio, orográfico (serrano), de parque natural (montaria real), religioso, etnográfico, de caçadas (montaria aos lobos e outros animais), e sócio-económico, quer por insuficiências do saber nacional, quer pelo facto da história do Soajo não ter sido legada por escrito com a qualidade e quantidade suficientes, é que me motivam a apresentar mais alguns contributos que ajudem a alterar estas condições do seu conhecimento.

Crónica
Um beijo no 2001 (VI)
Maria Paula T Q Barros Pinto (continuação do conto “Arremedo de um policial”) Acordou com uma dor insuportável na nuca, a boca seca e empastada de sangue, mal se conseguia mexer e cada movimento era tão penoso que preferia a inércia… Não o mataram… porquê? Perguntava-se Afonso das brumas do torpor em que mergulhava minuto sim, minuto não. Tinha de se concentrar, a dor física não era comparável à perda… como estariam as filhas, e a Anna? Voltá-las-ia a ver? Tentou olhar à volta para descortinar, na semi-penumbra em que o tinham deixado, onde se encontrava. Um silêncio de morte à sua volta, as mãos e os pés atados, a mordaça começava a dar de si, a cola da fita perdia a força misturada com o sangue que ainda lhe escorria da boca e dos ferimentos na cabeça.

O Pé da Luisinha Carneiro!
Antonino Cacho Numa terra velha como a salve-rainha, depois do tradicional bodo aos pobres de espírito, o tempo invernoso é bom para ficar em casa a pensar nas misérias do mundo de riqueza envergonhada, e pôr a leitura em dia. Por exemplo, o nosso grande escritor Eça de Queiroz (José Maria de), nasceu na Póvoa de Varzim no dia 25 de Novembro de 1845, e morreu em Paris, a 16 de Agosto de 1900.

Crónica
Sonhos do Luizinho
Ana Cardinaux Depois daquele dia em que fiz conhecimento com a fada, pensei que seria facilimo passar para o papel os meus sonhos. Imaginava-me já como o escritor mais novinho de Portugal. Mas o que se passou não foi bem assim, apesar da segurança com que enchia as folhas do meu caderno, no fim de as reler acabava por as rasgar e lançar em bola uma a uma no caixote do lixo.

A Residência Sazonal na Serra do Soajo: o caso específico da aldeia da Gavieira (IV )
José Pinto (Continuação do n.º anterior)

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].