Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Capa do Jornal
Edição de 21-05-2020
Notícias

Arquivo: Edição de 01-07-2010

"Concelho de Estado"

foto
“Concelho de Estado” abre as portas ao futuro

Alunos “deputados” escrutinaram percurso do homenageado na “Tribuna dos Pequeninos”
Mário Soares foi aluno “apagado” e casou por procuração

foto
A “Tribuna dos Pequeninos”, que não trouxe ao auditório da Casa das Artes o público que merecia, juntou crianças do primeiro e segundo ciclos do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Valdevez e do Agrupamento de Lousada Norte, numa recriação bem concebida da Assembleia da República, à qual não faltaram palmas e gracejos arrancados à plateia, sobretudo em matérias menos conhecidas do grande público como aquela em que Mário Soares, quando interpelado por alunos de palmo e meio, se confessou um estudante “apagado” na instrução primária (salvo miraculosamente por um despacho ministerial) ou a rábula do casamento por procuração no momento em que estava preso.
Para as dezenas de crianças que participaram sábado no evento, este foi um óptimo momento pedagógico, graças ao qual interagiram com o homenageado, embora, no essencial, os alunos se tivessem limitado a ler as perguntas elaboradas sob orientação dos professores, quase todas versando a República e a Monarquia, o 25 de Abril/Liberdade e a Ditadura, o euro e o dólar, e economia portuguesa e a economia no espaço comunitário, e, por fim, a descolonização. De assinalar a recitação de vários poemas (um de Manuel Alegre, sem qualquer leitura política, como Mário Soares fez questão de dizer à comunicação social à saída do auditório), alguns dos quais da autoria dos alunos e para o agradecimento público manifestado por Maria Júlia, aluna do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez, e por Diogo Machado, de apenas 9 anos, da mesma escola.

FRANÇA
Inauguração da Casa dos Arcos de Bordéus assinalada com “festa de arromba”

foto
Quando no dia 26, ao fim da tarde, chegamos às novas instalações da Casa dos Arcos em Bordéus, deparamos com um ambiente de euforia, dentro e fora do recinto, com muita gente a festejar e a refrescar-se do calor intenso que se fazia sentir.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.