Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 04-08-2010

Concelho

Decorreu na vila de Soajo
Produtos, rusgas e folclore atraíram muitos visitantes à XI Feira das Artes e Ofícios Tradicionais
Armando Fernandes de Brito A ARDAL, Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Soajo, organizou – de 30 de Julho a 1 de Agosto – a XI “Feira das Artes e Ofícios Tradicionais” (FAOT), na vila de Soajo. Além das tasquinhas alusivas aos produtos regionais e ao artesanato, o evento foi abrilhantado pelas tradicionais rusgas e pela exibição de vários filmes. Em paralelo, decorreram as “Jornadas Gastronómicas” e os concursos de vinho, mel e broa. Do programa constaram, ainda, passeios equestres, trilhos pedestres, entre outras actividades.

´Soajo e debate sobre Regionalização em destaque nas emissões da TVI e do Porto Canal
O Soajo e a Regionalização foram o mote para Francisco Araújo promover o concelho e participar na discussão da reforma estrutural do Estado português. Primeiro, no âmbito dos roteiros turísticos revelados no alinhamento dos Jornais da TVI, coube ao edil, em plena Eira Comunitária, numa peça gravada no dia 20 de Julho, diante de um cenário deslumbrante, a responsabilidade de apresentar Soajo e o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) como autênticos cartões-de-visita, naquilo que se revestiu de uma óptima jornada de propaganda do potencial turístico da vila e da zona limítrofe. Mais recentemente, no dia 26 de Julho, foi na qualidade de presidente do Conselho Regional do Norte que Francisco Araújo, nas instalações do Porto Canal, integrou o painel de convidados do programa “Especial Debate”, com o objectivo de discutir o tema da Regionalização.

Onda de Calor Trouxe Vaga de Incêndios
Bombeiros, helicópteros e aviões, no combate aos incêndios no nosso concelho
Jorge Pereira Pinto As temperaturas que nos últimos dias se têm feito sentir andaram (e andam) pela ordem dos 40 graus e se essa forte canícula se faz sentir nas pessoas, especialmente nas crianças e nos mais idosos, com os quais é preciso um cuidado e atenções especiais para evitar que a desidratação lhes cause danos na saúde, também há que tomar cuidado com as fogueiras e com as situações que possam fazer irromper os fogos florestais.

Festas de Nossa Senhora da Lapa
“O ano passado participaram metade das paróquias e este ano contamos com a adesão de quase todas”, referiu o padre Aventino Freitas
Jorge Pereira Pinto A exemplo do ano passado, as festas de Nossa Senhora da Lapa têm, como ponto alto, a celebração da Missa da festa, no Largo da Lapa, seguida da Solene Procissão, no final da tarde de domingo, 8 de Agosto. Estes actos religiosos são da responsabilidade dos padres Aventino Freitas e Nelson Barros e foi com o primeiro que trocamos breves impressões.

Festas de Nossa Senhora da Lapa
Preparação da Festa do Rio com barcos alegóricos – mais uma motivação das Festas e Feiras Francas

Festas do Concelho
Edição 2010 do Ínsua do Vez Summer Sessions

Arraial celebrou tradições do Alto Minho

Festas de Nossa Senhora da Lapa
Festas do Concelho

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].