Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 04-04-2024

Arquivo: Edição de 12-08-2010

Concelho

Época Balnear da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Activado o Plano de Emergência
Inferno de chamas ameaçou populações e deixou rasto de destruição em áreas verdes, carros, currais, pastos e plantações
Armando Fernandes de Brito / Manuel Pinto de Barros Depois de semanas de combate diário e sem tréguas contra o “monstro” do fogo, o dia 11 de Agosto foi o que mais fustigou o concelho de Arcos de Valdevez e vai ficar na memória de muitos arcuenses. A já muito preocupante temporada de incêndios agravou-se quarta-feira com várias irrupções a ocorrerem em diversos pontos do concelho e com a mudança do rumo dos ventos nas encostas do Soajo a propagar as chamas até à Mata do Ramiscal, aumentando, assim, a área consumida (mato, mancha florestal, reserva integral, pinhal disperso e pastos) e obrigando os soldados da paz a mais um dia de intenso trabalho.

FESTAS DO CONCELHO - Concurso Agrícola
Produtores de Paçô e de Rio de Moinhos encheram cabazes de prémios

FESTAS DO CONCELHO - Concurso Agrícola
Vencedores do Concurso Agrícola

FESTAS DO CONCELHO - Festas de Nossa Senhora da Lapa
Regresso do Cortejo Etnográfico marcou as Festas do Concelho
Jorge Pereira Pinto As nossas Festas do Concelho não podiam ter início mais auspicioso. O Festival Internacional “O Mundo a Dançar” arrebatou o público que acorreu ao anfiteatro do Trasladário, curioso de apreciar as danças e cantares de países tão diversificados como a Argentina, Brasil, México e Sérvia.

Abertura do túnel da Valeta só em 2011

Bombeiros Voluntários
Corporação de Arcos de Valdevez à espera de verbas para pagar o que deve
Armando Fernandes de Brito “Na rota de um colapso iminente”. Foi assim que, através de uma nota distribuída aos órgãos de comunicação social, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Pedro Marinho, pretendeu “abanar o sistema” ao fazer saber que a corporação arcuense se debatia com sérias dificuldades para responder às solicitações e aos compromissos imediatos para com os credores. Aos incumprimentos de diversas instituições, a vaga de incêndios ocorrida nas últimas semanas veio agravar, de forma decisiva, o panorama com o acentuado incremento das despesas correntes. Para trazer a tão ansiada acalmia ao seio da instituição, Pedro Marinho reivindica o rápido reembolso por parte do Estado de cerca de 15 mil euros inerentes ao combate aos incêndios, uma soma que tem aumentado de dia para dia e que pode, em último caso, pôr em causa o socorro às populações. O NA ouviu Pedro Marinho para conhecer de viva voz os alertas do presidente da corporação arcuense e para o confrontar com algumas acusações de que é alvo.

Domingos Saudáveis no Campo do Trasladário

ULTIMA HORA
Situação crítica no lugar de Vilar de Suente levou à evacuação da população

Mais uma habitação social entregue a família carenciada

Incêndios
Vaga de incêndios com forte suspeita de mão criminosa não pára de fustigar concelho há quatro semanas
Armando Fernandes de Brito/Manuel Pinto Barros Mais de duzentas erupções, vários milhares de hectares de área verde em cinzas, muitos terrenos de cultivo consumidos pelas chamas, isto só nos meses de Julho e Agosto (que nem sequer vai a meio)… O balanço provisório dos incêndios deflagrados só no concelho de Arcos de Valdevez, um dos mais fustigados do país no pico do Verão, é assustador. O plano de emergência activado pela autarquia para dar resposta a tantos focos de incêndio não podia pressupor, no pior cenário, aqueles números.

Incêndios
Arcos de Valdevez será palco de reunião para fazer rescaldo da temporada

INCÊNDIOS
Martinho Araújo rebate política de gestão do PNPG

Passeio ao Mezio da Creche da Santa Casa da Misericórdia

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].