Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 21-03-2024

Arquivo: Edição de 13-10-2011

Opinião

Opinião
Apresentado o Livro Verde, parece-me que vai sobrar trabalho para os municípios
Gil Heleno Pairam por aí muitas ideias sobre a regeneração política e administrativa de Portugal. A premência de se fazer algo abrangente deve orientar os responsáveis nesta etapa derradeira.

À VEZ - CDS-PP
Desenvolvimento sustentável
Álvaro Amorim Representante do CDS/PP na Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez Todos conhecemos a situação económica em que estamos. Poucas pessoas ainda não sofreram as consequências da enorme crise económica e financeira que o país atravessa.

Opinião
O hotel de charme (III)
Maria Paula T. Q. Barros Pinto No terceiro dia da estada, mais familiarizado com o hotel de charme, apaziguado pela presença da hóspede, que sempre era uma médica, a ansiedade começou a abandoná-lo e já conseguia enxergar algum conforto: tornou-se mais afoito e vaidoso, deixou de deambular em pijama e saco de remédios na mão, e fez planos.

Opinião
QUENTES E BOAS...
Amândio Peixoto

OPINIÃO
A Reforma da Administração Local
Francisco Araújo Tal como anunciámos na pretérita edição, o "Notícias dos Arcos" inicia esta semana uma série de depoimentos, a propósito do “Livro Verde do Poder Local”, elaborado pelo governo de Pedro Passos Coelho, com um importante texto crítico de Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Este número contempla, ainda, a posição dos autarcas Manuel de Barros e Manuel Barreira da Costa, que estão à frente de duas das mais representativas freguesias do concelho, na circunstância, Vale e Soajo (ver peça à parte). O debate sobre a reforma da administração local, que se pretende alargado a instituições e particulares, contemplará análises plurais, provavelmente com propostas díspares de agregação de autarquias, com a inevitável (e única) restrição do espaço.

A Reforma da Administração Local
33 freguesias a agregar por não reunirem critérios de organização territorial (proposta de reorganização territorial)

Opinião
Presidentes de junta de freguesia invocam perda de identidade dos territórios para contrariarem redução drástica do número de autarquias
Armando Fernandes de Brito/Manuel Pinto de Barros O “Livro Verde do Poder Local”, apresentado no dia 26 de setembro, vai reformar profundamente o funcionamento das autarquias, com executivos municipais monocolores (de uma só cor partidária) e menos vereadores. De resto, o documento advoga a redução de freguesias a metade, a possível agregação de municípios e o corte no número de vereadores em, pelo menos, 35 por cento. O pacote, que deve ser concretizado no segundo semestre de 2012 (resta um ano), propõe ainda a extinção de 50 por cento das empresas municipais, nomeadamente das que apresentarem prejuízos avultados, sendo esta a única prorrogativa que não se aplica ao concelho arcuense.

OPINIÃO
PÁGINA 4
Paulo Castro Pelos exemplos que vemos à nossa volta chegamos, infelizmente, à triste conclusão de que o homem destrói a natureza por ignorância, pois não sabe os riscos que corre e os prejuízos presentes e futuros que daí decorrem.

OPINIÃO
Peneda – Bom Jesus (2)
P.A.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].