Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 20-10-2011

Inquérito

Crise
“A sensação de que nos estão a ir ao bolso é amarga e a crise é apenas um expediente para nos extorquirem direitos adquiridos há 30 anos”
Armando Fernandes de Brito A crise, o “prato” servido diariamente pelos órgãos de comunicação social, está a angustiar muitas famílias que, à falta de luz no horizonte, vivem situações verdadeiramente aflitivas. Com os mais recentes cortes anunciados para 2012 e 2013, a questão que já se coloca, para muitos, na melhor das hipóteses, é a da sobrevivência a salários minguados, a cortes nos subsídios de férias e de Natal e a um aumento brutal dos preços de bens e serviços. O NA saiu à rua para conhecer, de viva voz, a reação dos arcuenses às medidas implementadas pelo Governo de Passos Coelho e para aferir em que medida as mesmas podem ajudar a suplantar os problemas “estruturais” que o país enfrenta. 1. Como encara os cortes que o Governo vem anunciando nos últimos tempos? 2. Como é que estas medidas vão resolver o problema da crise que o país vive?

INQUÉRITO
Reforma da Administração Local divide eleitos e eleitores
Armando Fernandes de Brito O debate da reforma da Administração Local, que já foi iniciado nos órgãos de decisão, no seio das máquinas partidárias e nos meios de comunicação social, suscita opiniões bastante divergentes. No interior dos partidos com tradição de poder e mesmo do lado das autarquias, há clivagens profundas e os argumentos, aos olhos dos opositores, são pouco convincentes. De resto, os proponentes da reforma acreditam que a reorganização territorial pode trazer uma melhor gestão dos recursos financeiros, ao mesmo tempo que favorece, dizem, importantes ganhos de escala. Mas os contestatários refutam estes fundamentos e lembram a urgência da – cada vez mais esquecida – Regionalização como a verdadeira reforma de que carece o país para diluir as assimetrias existentes. Entretanto, o NA continua a ouvir diferentes sensibilidades no sentido de esclarecer a opinião pública arcuense sobre a mais que certa revolução do mapa autárquico que se avizinha. Nesta edição, vai ficar a conhecer a posição de dois autarcas e de dois munícipes, pertencentes a quatro freguesias (Cendufe, Ermelo, Jolda/São Paio e Miranda) que não reúnem critérios de organização territorial, estando estas, por isso, na famosa lista de 33 freguesias a agregar.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].