Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Capa do Jornal
Edição de 18-04-2024
Notícias

Arquivo: Edição de 10-11-2011

A Reforma da Administração Local
“Com esta Reforma da Administração Local, não haverá poupança nenhuma”
Prosseguindo o debate sobre a Reforma da Administração Local, o NA desta semana dá a conhecer a posição de Paulo Pimenta, presidente da Assembleia Municipal de Ponte da Barca.
No presente depoimento, que traduz apenas a visão do seu autor e não a do órgão a que preside, o conhecido arquiteto reprova a propalada fusão/extinção de freguesias, nomeadamente as da área rural, desmontando a alegada poupança que uma redução dos executivos aportaria aos cofres do Estado. Adepto da Regionalização, Paulo Pimenta vê esta reforma como um “ataque ao municipalismo” e um expediente para retirar poder às autarquias.

CONCELHO
Realizou-se segundo leilão de produtos do cortejo de oferendas a favor dos Bombeiros

foto


O cortejo de oferendas que a direção da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, no passado dia 25 de setembro, permitiu angariar uma grande quantidade de dádivas, entre as quais se incluíam madeira e vários artigos de eletrodomésticos e bens de consumo, géneros alimentícios, bebidas e animais.

CONCELHO

foto
“Variante à EN101 entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (2.ª fase)” praticamente concluída

CONCELHO
Rotary Club de Arcos de Valdevez recebeu a visita do Governador do Distrito 1970
O Rotary Club de Arcos de Valdevez presidido por Germano Amorim, viveu no passado dia 7 de novembro, mais um dia de confraternização e companheirismo, com a visita do Governador do Distrito Rotário 1970, António Goes Madeira.

CONCELHO - Reunião do Executivo

foto
Apresentação dos projetos do Paço de Giela

Ocorrências - Távora (S. Vicente)
Acidente mortal com trator

FRANÇA - Paris
Os Portugueses e as suas Festas em Paris

CONCELHO
823 arcuenses desempregados em setembro de 2011, menos um do que há um ano

INQUÉRITO
“O bem-estar das populações está acima dos partidos”, dizem alguns autarcas desalinhados com o Governo Central sobre a Reforma da Administração Local


O Documento Verde da Reforma da Administração Local, que é ainda pouco conhecido do lado dos autarcas, suscita opiniões divergentes, mesmo no seio dos autarcas eleitos nas listas do partido proponente, alguns dos quais fazem questão de dizer que “o bem-estar das populações está acima de tudo o resto.” Com mais ou menos emotividade, os eleitos lá vão emitindo os seus pontos de vista, enquanto deixam para mais tarde uma decisão colegial, quando o debate nos órgãos próprios for dominado pela razão.
As juntas de freguesia de Aboim das Choças, Cabreiro, Jolda (Madalena) e Monte Redondo são mais quatro das que estão condenadas a acabar, em virtude de não reunirem os requisitos apresentados pelo Governo no Documento Verde da Reforma da Administração Local.

PERFIL - Entrevista
Entrevista a Luís Gachineiro da Cunha

foto


Nasceu a 16 de fevereiro de 1929, em Guilhadeses, mas cedo se mudou para Rio de Moinhos. Aos 82 anos de idade conserva a memória invejável de quem se habituou a aprender e a ensinar. Viveu nos Estados Unidos, viajou pela Europa, entrou para a Universidade do Minho com 45 anos e licenciou-se 5 anos depois. Casado há mais de 50 anos, tem 3 filhos, todos nascidos com um intervalo de 3 anos e 3 meses. Alistou-se como voluntário para a Guerra da Coreia, mas a saúde obrigou-o a mudar o destino. Foi professor ao longo da vida. Hoje é aluno na Universidade Sénior. O outro lado de Luis Gachineiro da Cunha.

RUGBY - Campeonato Nacional I Divisão
CRAV vence em Setúbal VFC Setúbal, 9 – CRAV, 29

FUTEBOL - Divisão de Honra da Associação F. Viana do Castelo
Távora, 1 – Monção, 1

FUTEBOL - 1.ª Divisão da A. F. Viana do Castelo
Paçô, 3 – Arcozelo, 2

FUTEBOL - 1.ª Divisão da A. F. Viana do Castelo
ACRAProzelense, 1 – AD Chafé, 2

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].