Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 04-04-2024

Arquivo: Edição de 19-01-2012

Opinião

Crónica – Sentimentos
Carta a um homem que não percebe nada
Maria Paula T Q Barros Pinto “Porque é que ele acha que sabe tudo?” – pensou a mulher de vestido cinzento, olhar mortiço, corpo magro e braços caídos.

OPINIÃO
A troika e o Conde de Lippe
António Brotas Duzentos anos depois do Marquês de Pombal ter chamado o Conde de Lippe para reorganizar o exército português muitos dos regulamentos por ele elaborados ainda estavam em vigor. Assim, por exemplo, em 1950, na tropa, as mantas que se punham em cima dos cavalos eram cuidadosamente dobradas em conformidade com o seu regulamento. Estou certo de que muitas das normas que a troika nos vai agora obrigar a adotar, algumas benéficas, vão perdurar durante anos.

OPINIÃO
Uma constatação, dois acontecimentos nefastos, um desejo…
Gil Heleno O ano de 2011 não deixa saudades a ninguém. Deixam saudades os familiares e amigos que partiram. Na boca de quase todos os portugueses a palavra austeridade, crise e troika foram as preferidas.

OPINIÃO
Crónicas do jornal “La Croix – P.O.” sobre o Padre Himalaya em Sorède, no ano de 1900
No passado dia 11 de dezembro, a Associação Sócio-Cultural Padre Himalaya organizou um convívio, na sua sede, em Cendufe, para receber o Professor Jacinto Rodrigues, que tem dedicado muito do seu tempo à investigação e estudo da vida e obra do grande cientista, e outras individualidades e associados, como o Notícias dos Arcos noticiou, então. A ideia era ouvir o relato daquele universitário sobre a recente visita que havia efetuado a França, a convite da Associação dos Amigos do Padre Himalaya de Sorède. O Professor dividiu a sua comunicação em duas partes: primeira intitulada “Crónicas do Jornal “La Croiz-P.O.” sobre o Padre Haimalaya em Sorède, no ano de 1900" e a segunda “Viagem a Sorède: o Fio da História do Forno Solar do Padre Himalaya de 1900". São esses dois textos, preciosos documentos para a história do aproveitamento da energia solar, que o Notícias dos Arcos vai publicar neste e no próximo número. O professor Jacinto Rodrigues teve ainda a gentileza de traduzir para francês o editorial, assinado pelo diretor do Notícias dos Arcos, sobre aquela reunião de 11 de dezembro do ano findo, e que foi colocado por Antoine Sanchez no blogue de Sorède.

OPINIÃO
QUENTES E BOAS...

OPINIÃO
“Há dias em que envio 800 sms. E não é muito!”

Crónica
Ida ao cabeleireiro
Paula Castro Freire Depois de ligar a saber se haveria vaga e a resposta ter sido afirmativa lá vamos os três cortar o cabelo no cabeleireiro da terrinha onde num corropio de entra e sai toda a população da zona ali vai mais para saber as novidades do que para saírem de lá com melhor aparência.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].