Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Capa do Jornal
Edição de 21-05-2020
Notícias

Arquivo: Edição de 03-05-2012

Assembleia Municipal
Contas de 2011 aprovadas por maioria, com 4 votos contra do CDS/PP e um do PS

foto
Jorge Pereira Pinto

A Reforma do Sistema Administrativo, que está na agenda do governo, para decidir muito em breve, já que a lei da reorganização administrativa do território foi aprovada recentemente na Assembleia da República, e a apresentação dos Documentos de Prestação de Contas da Gerência de 2011, foram os pontos mais importantes da última Assembleia Municipal, decorrida no dia 27 de abril, no auditório da Casa das Artes, com a presença de 94 membros. O primeiro, pelas intervenções acaloradas e pelas posições assumidas pelos vários intervenientes que “aqueceram” esta assembleia (ver peça).

Sessão ordinária da Assembleia Municipal
Reforma do Sistema Administrativo “aqueceu” assembleia
Jorge Pereira Pinto

Era esperado que este assunto viesse à baila nesta assembleia e de forma acutilante, especialmente por aqueles que são defensores de que nada deve ser alterado, ou seja, os autarcas que presidem ao destino das suas freguesias. Mas também se esperava que surgissem vozes concordantes com esta nova Reforma do Sistema Administrativo, que se prepara para fundir algumas das freguesias do nosso concelho… E isso acabou por acontecer…

Eleições para a Comissão Política da Secção do PSD de Arcos de Valdevez
João Manuel Esteves e Pedro Silva: duelo entre a continuidade e a rutura
O avanço de duas candidaturas à presidência da Comissão Política da Secção do PSD Concelhio, com sensibilidades muito diferentes, está a agitar o partido e a deixar feridas difíceis de sarar no seio da “família” social-democrata. Em cima da mesa estão dois nomes: João Manuel Esteves e Pedro Silva. Os candidatos vão a “jogo” no dia 16 de junho.
Após um retiro voluntário da “coisa pública”, período durante o qual se tem dedicado à docência, em acumulação com o projeto da In.Cubo, isto já depois de ter assumido (e largado) os destinos da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, o antigo vice-presidente da autarquia, João Manuel Esteves, regressa à política e na sua equipa incluem-se os nomes de Hélder Barros e Olegário Gonçalves. Francisco Araújo, que terá impulsionado a candidatura de João Manuel Esteves, apoia o seu antigo delfim à Comissão Política e, consequentemente, à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Por seu turno, o médico Pedro Silva, que há muito “ensaia” distâncias em relação a Francisco Araújo, candidata-se com o apoio de Germano Amorim, Martinho Araújo, Pedro Teixeira e Gil Heleno.
De resto, a composição das listas apresenta um dado, no mínimo, curioso: existem vereadores, no pleno exercício de funções, em lados opostos da barricada.
Nos bastidores, e mesmo para quem assiste de fora, é certo que, para chegar à liderança da Concelhia laranja, as listas contam com elementos exímios na gestão de contactos, de lugares e de sensibilidades internas. Falar com os militantes um a um e descer às bases com humildade é o trabalho que se segue para garantir os votos necessários à vitória.
É no dia 16 de junho que os militantes do PSD, com o requisito das quotas em dia, vão dizer em quem confiam, na certeza de que o escrutínio ditará o mais do que provável candidato do partido às eleições autárquicas de 2013.

Armando Fernandes de Brito

CONCELHO
Desemprego estabilizou no concelho de Arcos de Valdevez

Casa das Artes de Arcos de Valdevez inicia Ciclo em 25 e 26 de Maio 2012
CENFIPE promove Ciclo de Conferências em quatro concelhos do Alto Minho

foto
Escola Pública – O Rosto e as Máscaras: Inovar em Tempos de Desânimo

CONCELHO - Reunião do Executivo
Acordo de parceria entre Arcos e Cenon

Ocorrências
Detidos dois encapuzados após perseguição policial

CONCELHO
Exposição “Bombeiros vão à Escola” pode ser vista na Casa das Artes até dia 15 de maio
Mónica Lopes

Inaugurada no passado dia 2 , a mostra conta com desenhos, esculturas em cartão e uma sessão de slides que retratam os vários encontros entre os bombeiros e os alunos do pré-escolar, ao longo do ano letivo. A visão dos mais pequenos sobre um trabalho que os adultos consideram de heróis.

Ponte da Barca
Comemoração do Dia Mundial do Livro

Ponte de Lima
Município de Ponte de Lima reduz prazo médio de pagamento para 13 dias

Viana do Castelo
AEVC reforça universo de parcerias - Assinado Protocolo de Colaboração com a Empresa Norgarante

CRAV - Clube Rugby de Arcos de Valdevez

foto
Vem apoiar a Seleção Portuguesa de Rugby Sub/17 - O arcuense e jogador do CRAV, José Lago será um dos elementos da nossa seleção

FUTEBOL - Divisão de Honra da Associação F. Viana do Castelo
Távora, 0 – Vila Franca, 0

FUTEBOL - 1.ª Divisão da A. F. Viana do Castelo - Fase Final
Campos, 0 – Paçô, 0

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.