Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 16-08-2012

Regional

Entrevista a Vassalo Abreu Presidente da Câmara de Ponte da Barca
“As rusgas no dia 23 de agosto, serão o ponto alto da nossa Romaria”
A vizinha vila de Ponte da Barca vai viver as suas festas concelhias entre os dias 19 e 24 de agosto. A Romaria de S. Bartolomeu é uma das mais tradicionais e antigas festividades que se realizam no Alto Minho e tem como pontos mais altos da sua programação, a noite das Rusgas (dia 23), o Cortejo Etnográfico e a Procissão de S. Bartolomeu. Mas o folclore, as tradições e os usos e costumes das suas gentes, também se farão notar nestes dias, numa simbiose perfeita entre o profano e o religioso, já que para além das suas gentes as viverem de uma forma particularmente divertida, com as suas danças e cantares, tem também a singularidade da devoção secular ao S. Bartolomeu. Impunha-se, por isso, ouvir o responsável autárquico daquele concelho, Vassalo Abreu.

Festas do Concelho - Romaria de S. Bartolomeu
Gastronomia, artesanato, folclore, concertinas, cantares ao desafio vão estar em destaque
Tradicionais rusgas desfilam a 23 de agosto

Adolfo Ferreira preside à associação que organiza a Romaria de S. Bartolomeu
A organização da Romaria de S. Bartolomeu está entregue, desde há alguns anos a esta parte, a uma associação que é presidida por Adolfo Ferreira, tendo merecido, deste então, um cuidado especial, quer na programação, quer na ocupação dos espaços, procurando não desvirtuar o cariz essencilamente popular que elas sempre tiveram porque, como nos diz na entrevista que nos concedeu “a nossa Romaria é única e especial”...

Homenagem à Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca nos 77 anos da sua fundação

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].