Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Capa do Jornal
Edição de 18-04-2024
Notícias

Arquivo: Edição de 03-01-2013

Assembleia Municipal aprovou orçamento (quatro votos contra e dez abstenções)
Orçamento para 2013 emagrece 9,1 por cento em relação ao do ano anterior
A sessão ordinária da Assembleia Municipal, ocorrida no dia 27 de dezembro, no Auditório da Casa das Artes, teve como principal deliberação a aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais para 2013.
O Plano, que contempla um orçamento de 25,9 milhões de euros, representa um corte orçamental de 2,6 milhões em relação ao do ano transato, decorrente da “débil situação económica do país e das sucessivas medidas orçamentais restritivas”. Em face disso, o executivo é forçado a cortar o volume de investimentos e a centrar, uma vez mais, o investimento em projetos ancorados em fundos comunitários. De resto, as restrições financeiras vão penalizar, igualmente, as juntas de freguesia e as associações do concelho, que veem diminuir, também estas de forma significativa, os valores protocolados (em cerca de 5 por cento).
O Grupo Municipal do PS criticou o executivo por descurar a vertente social, mas absteve-se na hora da votação, posição, de resto, seguida por António Amorim, da CDU. Contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais para 2013 votaram os três deputados do CDS-PP (Álvaro Amorim, Carolina Faria e Fernando Fonseca) e o socialista Jorge Lage. Já o pedido de autorização para a contratação de empréstimos de curto prazo, no período de vigência do orçamento, foi aprovado por unanimidade.

Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez
Aprovado Plano de Actividades e Orçamento para 2013

foto
Posse do Segundo Comandante
Presidente e vereadora de Cenon distinguidos como Sócios Honorários

Fusão está em andamento
Escola Básica de Távora integrada no Agrupamento de Escolas de Valdevez

foto

A anunciada integração da Escola Básica (EB) de Távora no Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV), por decisão da tutela, está a ser preparada. A futura administração escolar deve estar ultimada em junho do ano corrente, mesmo contra a opinião da direção da escola de Távora. Esta agregação, há muito prevista, foi decidida pela Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, cujo parecer é definitivo.
Os diretores das escolas em causa têm visões diferentes acerca das vantagens associadas à futura administração escolar. Carlos Costa, diretor do AEV, vê na fusão uma oportunidade de “pensar a educação de uma formal integral”, embora admita que “a dimensão da organização venha a exigir esforços redobrados” a toda a comunidade educativa. Por sua vez, Carolina de Amorim, diretora da EB de Távora, lembra que se opôs à agregação por entender que dela “não resultariam vantagens pedagógicas e organizacionais para a Escola Básica de Távora.”
Seja como for, os dois encaram o futuro com otimismo. Para tanto, reclamam cooperação, colegialidade nas decisões e respeito pelas especificidades de cada instituição. “O lema deve ser sempre criar as condições para que as crianças e jovens arcuenses tenham uma educação de qualidade independentemente de estarem em Távora ou noutra escola qualquer”, frisa Carolina de Amorim, diretora da EB de Távora.

CONCELHO
Rotary Club evocou o homem “singular” e o cronista sarcástico que foi Manuel António Pina

O Rotary Club de Arcos de Valdevez promoveu, no dia 22 de dezembro, a quarta conferência sob a presidência de Pedro Barros Pinto, nesta circunstância alusiva à poesia de Manuel António Pina, falecido a 19 de outubro do ano transato. Para falar do escritor, galardoado com o Prémio Camões, em 2011, foi convidado Alberto Serra, jornalista da RTP.

ECONOMIA
Galegos que recuperaram capelinhas do santuário da Peneda equacionam investir no concelho de Arcos de Valdevez

Viana do Castelo
"Viana Criativa" faz avaliação à sua actividade

Ponte da Barca
Jantar de Natal dos funcionários da autarquia proporcionou momentos de convívio

Ponte de Lima
Município reforçou Políticas Sociais

FUTEBOL - Divisão de Honra da Associação F. Viana do Castelo
Paçô, 0 – Távora, 0

FUTEBOL - 1.ª Divisão da A. F. Viana do Castelo
Atlético dos Arcos, 7 – Águias do Souto, 1

Campeonato Super Bock – Fase de Apuramento
CRAV vence Cascais Equipa sénior do CRAV conquista a 3.ª vitória no campeonato e ascende ao 8.º lugar

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].