Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 11-02-2010

Opinião

CRÓNICA
A cigana
Maria Paula T. Q. Barros Pinto Desconfio das ciganas, pedintes, exposições públicas de miséria, gorjetas, homens-estátua, músicos de rua… sinto-me constrangida, nunca sei se hei-de ou não dar... às tantas têm mais dinheiro do que eu, penso, às tantas estou a ofendê-los por só ter uns míseros cêntimos na carteira, sinceramente é sempre um momento de hesitação e de frustração por não saber a atitude correcta a tomar. Ouve-se tanta coisa… já recebi um email com a “contabilidade” de um “pedinte de semáforos” que, livre de impostos, ganha cerca de 1500 euros por mês. Depois há o argumento de que estamos a alimentar vícios, que as crianças e as mulheres pedintes estão a ser exploradas, os miúdos deviam estar na escola, elas deviam arranjar um trabalho, e que é para droga e álcool… um imbróglio. Por sistema, a não ser que seja um idoso ou um estropiado, não dou. E aquela história do velhote dos semáforos das Amoreiras que era riquíssimo e se fazia passar por pedinte porque estava esclerosado? Pois é, por estas e por outras, deixa-te estar quieta e guarda as moedas que te fazem mais falta a ti.

O "cão Castro Laboreiro" é o sabujo de Soajo!

"Está tudo tonto"
Gil Heleno A expressão “está tudo maluco” não será a mais ajustada para exemplificar a actualidade da vida portuguesa, mas “está tudo tonto” será, seguramente, a que melhor define aquilo que se vai vendo e ouvindo.

QUENTES E BOAS

Sonhos do Luizinho (III)
Ana Cardinaux Estamos no Natal, mas eu sinto-me o menino mais infeliz do mundo. A verdade é que fiquei desesperado quando soube a grande novidade que os meus pais me anunciaram depois daquele dia em que os espionei detrás da porta do quarto.

A escola ao longo da minha vida profissional
Salvador de Sousa Após trinta e cinco anos e uns meses de uma carreira docente, a Caixa Geral de Aposentações comunicou-me, há dias, que estava aposentado por incapacidade. Foi um processo longo, pois já tinha sido pedida há muito tempo, devido a problemas que me surgiram na vista, mas tudo decorreu com a normalidade desejada. No meu caso, só tenho que elogiar todos os profissionais de saúde que analisaram o meu problema, pois actuaram com elevado humanismo e demonstraram grande justiça nas suas decisões.

A Actividade Económica do Concelho - 1
Neste artigo pretendo lançar algumas ideias sobre o que penso do desenvolvimento económico do nosso Concelho e sobre algumas propostas que estimulem a reflexão e o debate. O artigo vai ser dividido em duas partes (dada a sua dimensão) sendo publicado em duas edições deste Jornal. Neste número tentaremos caracterizar a nossa economia local e no segundo falaremos sobre propostas de desenvolvimento. Não deixem de ler a segunda parte. Para podermos falar da actividade económica dos Arcos temos de analisar alguns dados estatísticos. Como não pretendemos cansar os leitores com números vamos limitar-nos ao essencial, arredondando os números disponíveis nas estatísticas oficiais.

À VEZ
Políticos (des)mascarados
À semelhança do que sucedeu com a Irlanda, face à actual conjectura económica de crise generalizada, e atendendo aos sucessivos pedidos de sacrifício feitos aos cidadãos ao longo dos últimos anos e que se vêem repetindo, o CDS/PP propôs esta quarta-feira ao Governo, durante o debate do Orçamento do Estado na Assembleia da República, que fossem os políticos a dar o exemplo no espírito de contenção e sacrifício que se exige ao país para este ano, abdicando do 13º mês. O líder do CDS/PP, Dr. Paulo Portas confrontou o Sr. Primeiro-Ministro com as declarações prestadas há semanas pelo Sr. Ministro das Finanças, que afirmou numa entrevista estar disposto a abdicar de parte do seu salário, se isso fosse necessário.

31 de Janeiro e o Centenário da República
Germano Amorim No passado dia 31 de Janeiro celebrou-se uma efeméride relativa à primeira tentativa de implantação de um regime republicano em Portugal. A revolta de 31 de Janeiro de 1891 teve origem no Porto. Do famoso cerco, que foi o culminar de um povo cansado das exigências de um sistema monárquico desenquadrado da realidade, conservador, incapaz de resolver os problemas do país, surgiram doze mortos, quarenta feridos, centenas de civis acusados e julgados, bem como cerca de quinhentos militares.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].