Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 04-03-2010

Opinião

A Primeira República
Germano Amorim “A 1ª República procurou melhorar as condições de vida da população portuguesa, promovendo várias reformas. O êxito da 1ª República esteve nos aspectos educativos e culturais. Contudo, a instabilidade governativa e as dificuldades económico-sociais foram de difícil resolução. A degradação do regime republicano conduziu ao golpe militar de 1926, que deu origem à instauração do regime de ditadura militar e, posteriormente, ao regime do Estado Novo.

Mais sobre a crise
Mário Vasconcelos Até parece que os culpados da crise são os trabalha- dores e os funcionários públicos. Pelo menos já sabemos que quem vai pagar a crise são eles. Os sucessivos governos que desperdiçaram oportunidades e fizeram contratos e investimentos ruinosos, que, irresponsavelmente, promoveram o endividamento do país, que tomaram decisões erradas e que se associaram ao grande capital permitindo, colaborando e beneficiando pessoalmente da delapidação dos dinheiros e do património público, que fizeram desaparecer os muitos milhões que a CE nos enviou sem resultados visíveis, nada têm a ver com o assunto.

Soajo, terra coleccionadora de trocas e baldrocas
Jorge Lage Na década de 1931, com colaborações procedentes de Arcos de Valdevez, especialmente orientadas por quem presidia à câmara municipal, na altura o Padre Casimiro de Araújo Guimarães, lançou-se no país, através do “Portugal Económico, Monumental e Artístico”, pela primeira vez, não a histórica e célebre sentença operada no Tribunal de Soajo, pelo juiz Manuel D. Sarramalho, mas uma anedota fantasiada. Congeminaram de facto, uma historieta, deturpando e depreciando um Juízo Português, por ignorância e/ou para amesquinhar. A inserção de Soajo no concelho de Arcos de Valdevez não foi aceite de ânimo leve pelos soajeiros dignos desta qualificação! As reacções dos soajeiros suscitaram antagonismos nos arcuenses que não perderam a oportunidade para os ridicularizarem.

CRÓNICA
A casa
Maria Paula T. Q. Barros Pinto “Que Deus te abençoe, minha filha, e te proteja de todo o mal dos homens, porque com Ele presente, nada nem nenhum mal te acontecerá!”. E entregou-lha numa caixinha de prata, forrada a veludo verde escuro, como o musgo que viria a cobrir as paredes da casa nova no Inverno, quando o céu parecia despejar cântaros de água e as nuvens se avolumavam, crescendo assustadoras, como quem diz: contra a natureza, o homem nada pode.

Super-mulheres
Susana Valente Há uma filósofa francesa, Elisabeth Badinter, que está a causar polémica no seu país por defender no livro “O conflito, a mulher e a mãe” que as mulheres dos nossos dias são vítimas de uma «revolução silenciosa» que trouxe um retrocesso nas mentalidades, obrigando-as a abdicarem da carreira para serem super-mães.

Comentários
Quentes e Boas...
Amândio Peixoto

À VEZ
Desafios

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].