Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 04-04-2024

Arquivo: Edição de 10-03-2011

Ensino

ENSINO
Jovens arcuenses contam experiências universitárias
Armando Fernandes de Brito Com a chegada da maioridade, muitos são os rituais que marcam a passagem da adolescência para a maturidade e para a vida adulta. O ingresso no ensino superior assinala a mudança de rotinas e a assunção dos primeiros grandes desafios. Em cada ano escolar, Arcos de Valdevez vê sair alguns (não são muitos) filhos da terra rumo às universidades do país em busca do sonho e de uma vida mais confortável. Com os olhos postos no tão ansiado diploma e no não menos desejado estatuto de “doutor”, estes jovens largam o ninho familiar e aprendem a viver sozinhos e a gerir a mesada. E, em tempo de crise, como deve difícil racionalizar recursos para renda, alimentação, recursos bibliográficos, saídas… De resto, Vânia Gaio, jovem caloira do curso de Ciências Farmacêuticas, na prestigiada Universidade do Porto, confessa que o primeiro semestre foi, particularmente, rico no tocante à aquisição de competências pessoais. Futuro? Vê-se a trabalhar na Suíça, a sua terra natal, porque nos Arcos de Valdevez não tem, diz, condições para enveredar pela investigação científica. Entretanto, outros sentem necessidade, mesmo estando já inseridos no mercado de trabalho, de aprofundarem as suas competências, como é o caso de Elisabete Rodrigues. Por não haver empregos para a vida e por absoluta realização pessoal, são cada vez mais os que experimentam o ensino superior com a certeza de que o caminho passa pela qualificação. Embora esta já não garanta posto de trabalho, a licenciatura é, como indicam diversos estudos, um instrumento fundamental na hora de os empregadores fazerem escolhas, além de garantir melhores remunerações.

Arcos Escolar - Noticias do Agrupamento de Escolas de valdevez
O Agrupamento de Escolas de Valdevez recebe prémio no Concurso Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho

ENSINO
Escola Profissional do Alto Lima promove Semana da Leitura
A Semana da Leitura, que vai decorrer de 14 a 18 do corrente mês, conta este ano pela primeira vez com a participação da Escola Profissional do Alto Lima. Este evento cultural visa proporcionar à comunidade escolar uma semana em que a leitura seja abordada de uma forma compreensiva e enciclopédica.

Alunos da Epralima promoveram almoço com vários sabores

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].