Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 28-04-2011

Opinião

Opinião
O Homem e o Universo – A vida
Mariana Seco *Aluna da Secundária Há milhares de anos que o Homem tenta compreender o que se passa à sua volta, o que o rodeia. Há milhares de anos que o Homem tenta compreender o Universo. Para isso, foram criadas máquinas, investidos tempo e dinheiro e, por vezes, vidas. Será que vale a pena?

Opinião
Os dias amargos de muitos arcuenses. Rui Alves antecipa “agravamento das dificuldades diárias” com pedido de resgate externo
Armando Fernandes de Brito Austeridade severa, escalada do desemprego, cortes nos salários e nas pensões, maior flexibilidade laboral, despedimentos mais flexíveis, menos férias, aumento de impostos e privatizações são, na visão de muitos especialistas, as consequências decorrentes do pedido de resgate externo. Já ninguém pode negar que os tempos que vêm aí serão ainda mais difíceis e prometem provocar graves dores de cabeça.

Conto
Remorsos (XX)
Maria Paula T Q Barros Pinto (continuação de “Arremedo de um policial”) Os dias começavam a crescer… à fatalidade do inverno, sucedia-se a primavera que, ano após ano, sempre apanhava Helena de surpresa. Parecia um milagre… mal começava o calor, despertavam os rebentos verdes e tenros da pequena horta que estoicamente cultivava atrás da garagem e, mesmo os gracejos do Afonso, “que estavam em Cascais e não em Grade”, não a demoviam. Pôs um chapéu de palha na cabeça e saiu para observar uma a uma as espécies que tinha plantado no inverno. As folhas e flores do limoeiro e da laranjeira emanavam um cheiro macio e doce, sentia-se calma e repousada e compreendia como a aromaterapia podia curar as pessoas. Espreitou os rebentos da oliveira e sentiu-se compensada pelo esforço de trazer o caule comprido e frágil no vaso, da feira de Sintra até casa. Em breve teria azeitonas. As orquídeas já tinham florido e secado mas outras flores rebentavam por todos o lado. Os morangos pequeninos e saborosos espreitavam entre as folhas protetoras. Respirou fundo, sentiu que estava na hora, a sua alma camponesa explodia de desejo pelas suas origens, tinha de ir ao Minho, a Grade, a aldeia da sua infância. Que fossem para o Canadá sem ela, tanto lhe fazia! Estava na hora e apressou-se a comunicar à Anna que partiria no dia seguinte.

À VEZ
Até sempre!
Ricardo Rodrigues Gomes (Eleito pelo PS)

Opinião
QUENTES E BOAS...
Amândio Peixoto As eleições

Opinião
A responsabilidade de cumprir os ideais de abril
Mário G. L. Barros Pinto À distância de 37 anos, os acontecimentos do 25 de abril começam a aparecer-nos como que envoltos numa névoa longínqua para tão pouco tempo passado – menos de quatro dezenas de anos.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].