Área de Assinantes
Pesquisa:
Assine o jornal centenário Notícias dos Arcos
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 22-03-2012

Opinião

Opinião
Página 4
Paulo Castro Os reptos lançados à escola pela sociedade são inúmeros. Pede-se-lhe que seja capaz de fomentar nos alunos competências para participar de um mundo global, competitivo que valoriza o ser-se flexível, criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras, ou seja, a capacidade de compreender que a aprendizagem é um processo que deve acontecer ao longo de toda vida.

À VEZ
Polícia Municipal e dívidas das autarquias
Fernando João F. Fonseca (CDS-PP) Através dos órgãos de informação, tivemos conhecimento que o governo decidiu não aprovar a constituição de um corpo de polícia municipal, conforme decisão por maioria, da assembleia municipal de Arcos de Valdevez, tendo o presidente da câmara municipal de Arcos de Valdevez acusado o governo de ingerência: “Estou desiludido porque entendo ser uma ingerência naquilo que é a autonomia municipal e porque não iríamos representar qualquer custo adicional para o Estado, pelo contrário.”

Opinião
Quentes e Boas...

Opinião
Um giro pelo Nordeste (XXXI)
Maria Paula T. Q. Barros Pinto As duas irmãs sempre foram muito independentes e quando se viram livres dos maridos, desataram a percorrer o Brasil e a aprender tudo quanto tivesse interesse cultural: pintura, literatura, história, mas sobretudo… a magia! Sabiam que o Brasil era pródigo nessas crenças e estavam ávidas de conhecer e aprender tudo: as histórias dos escravos africanos, dos índios, todas as misturas de gentes que povoaram o Brasil e deram origem a uma amálgama riquíssima e perturbadora. Quando chegaram ficaram fascinadas com a magnificência espiritual, os rituais, a magia negra, a branca, o culto a Iemanjá, a Rainha do Mar, o candomblé, as rezas, elas que já eram místicas por natureza, sentiram-se em casa. Tinham só de desbravar o terreno.

Opinião
“Voltei à Seida”
Memórias de adolescente não passam mais. Acompanham-nos pela vida fora a espicaçar a vontade de regresso se de lugares aprazíveis se tratou. Foi assim que, volvidos bons cinquenta anos desde a última estadia na Seida, (tantos quantos dei ao querido povo de África) nunca morreu em mim o anseio de aí voltar.

Opinião
No Dia Mundial da Poesia
Antonino Cacho “Eu quero sonhar… sonhar… Que em sonho renasce a primavera.” Mário Montenegro

Crónica
E as andorinhas?
Paula Castro Freire As articulações todas ferrugentas, o corpo hirto mas mole, os músculos tensos mas preguiçosos, enfim um corpo diferente num espírito gasto. O melhor é sair e deixar os pensamentos do que se poderia fazer e não se faz, não se consegue. A mente perdeu o controle e o corpo vê-se numa posição de superioridade em que põe e dispõe fazendo com que ideias e vontades sejam abolidas por um corpo preguiçoso que só lhe apetece estar estendido a não fazer nada ou então se lembra de andar quilómetros par mais uma vez não estar a fazer nada.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].