Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 21-03-2024

Arquivo: Edição de 29-11-2012

Opinião

OPINIÃO
PÁGINA 4
Paulo Castro A dimensão e a área de intervenção do denominado estado social têm sido temas recorrentes de discussão nos últimos anos.

À VEZ
Pensar o Futuro implica aprender com o Passado
João Manuel Esteves PSD Os tempos que vivemos no nosso País são de grandes dificuldades e de sacrifícios. Convém recordar, pois, como diz a canção, “recordar é viver”, que foram os sucessivos governos e com especial destaque para os anos de (des)governo do Engº Socrates que nos trouxeram até este estado lastimável em que nos encontramos.

OPINIÃO
QUENTES E BOAS...
Amândio Peixoto Quem manda? Há muitos anos passados, deparamos, na Rua do Lira, com um cartaz em que se anunciava a “nova instalação da Junta de Freguesia de Salvador”. E tudo passa, e tudo continua na mesma.

OPINIÃO
A minha avó Linda já sabia!
Susana Valente Quando a minha querida avó, infelizmente já falecida, nos dizia que os tempos de miséria ainda haveriam de voltar, não acreditávamos nela! Eu e os meus irmãos soltávamos um sorriso complacente - o sorriso ingénuo dos que não sabem nada da vida.

OPINIÃO
A bofetada (XLIX)
Maria Paula. T. Q. Barros Pinto (Continuação de "Arremedo de um policial") Dói-me a cabeça, arranquem-me a cabeça se gostam de mim. Fazer de conta que não tenho cabeça? Não posso, ela não me deixa. Pesa-me, aperta-me como um torno, domina-me.

OPINIÃO
Continuaram a roubar, solidariamente, a identidade do cão de Soajo!
Jorge Lage 1. OS ERROS E AS MENTIRAS - Há quem pretenda defender, fraudulosamente, o nome do cão, colaborando com os anteriores usurpadores do alheio! Sim, roubaram o devido nome ao cão e, ainda, a história do célebre SABUJO DE SOAJO! Para se comprovar isto, basta ler e refletir, parte do que escreveu, em 1935, o professor universitário Manuel F. Marques que foi o primeiro caracterizador do cão, estabelecendo sobretudo as suas normas físicas, posicionamento geográfico e resumido historial, na obra que publicou, onde consta: «Impropriamente chamado também cão de Suajo, o Cão de Castro Laboreiro encontra-se no extremo da província do Minho, que fica a nordeste, habitando parte do massiço montanhoso galaico-duriense que vai da Peneda ao Suajo, entre os rios Minho e Lima (…)».

OPINIÃO
A freguesia de Santa Marinha de Prozelo: breve retrato sociodemográfico1
José Pinto O presente artigo visa gizar um retrato sucinto da evolução da população de Prozelo com base nos censos da população (1864-2011), com evidência para os de 2011.

Crónica
O tempo não volta para trás
Paula Castro Freire Reuniam-se no bar de uma estalagem. Eram personagens díspares, daquelas inimagináveis de se darem e muito menos serem amigas. Falavam português misturado com inglês e francês, e discutiam os assuntos mais variados. As idades também variavam bastante, dos vinte aos oitenta, sem fazer a menor diferença no trato mas fazendo toda a diferença na cultura e experiência.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].