Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 21-03-2024

Arquivo: Edição de 30-01-2014

Opinião

Página 4
Tornou-se um lugar comum trazer para o centro da discussão a forma como as diferentes organizações sociais respondem, nos dias de hoje, às necessidades das pessoas e como as diferentes alterações, em particular as ocorridas nos últimos tempos, condicionam o funcionamento das mesmas.

Quentes e Boas...

O fim e o início de cada ano
Gil Heleno Meio século passado olho para trás e faço o meu exame de consciência. Não me queixo do que fui ou aquilo que poderia ter sido, mas reconheço alguma desilusão com uma certa sociedade que vive mais da aparência do que das convicções.

Crónica
Uma boina vermelha e uma mulher desaparecida
Maria Paula T Q Barros Pinto Só às dezassete horas e vinte e oito minutos de segunda-feira a dor parou. Moía desde ontem e o coração não parava de rabear. Contorcia-se como as folhas caídas em dias de vento gelado - olha, como hoje! -, que se escondiam nos cantos da rua e debaixo dos carros.

Carta a Maria
Albertina Fernandes Continuação do n.º anterior E eras como o fluxo das marés, ias e vinhas no teu afã de cumprir, enfrentando as tarefas que iam crescendo à medida que eu crescia e te entregava novas responsabilidades. E tu aceitando tudo, com aquele teu ar de quem não exigia nada a não ser o ‘privilégio’ violento de cozinhar, limpar, lavar montanhas de roupa, amanhar a terra - que pisavas antes de a aurora se instalar, fazia-lo quase por instinto, por saberes o que tinha de ser feito, no ponto exacto do terreno -, acordar os meninos, ajudá-los a cumprir os cuidados de higiene, a não deixares nada ao acaso, por amor a nós. E, tal como eu, também eles gostavam de dormir contigo, disputavam a tua cama, como geralmente as crianças disputam a cama dos pais.

Crónica
As trevas
Paula Castro Freire Quando tudo é breu chamasse-lhe trevas! Trevas é um estado de alma, nada relacionado com a claridade ou a escuridão do local onde nos encontramos. É o espírito que escurece e passa um filtro sobre toda a visão, quer de olhos abertos ou fechados.

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].