Notícias dos Arcos   
Versão normal • Versão acessível  

Edição de 21-03-2024

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

"Domingo de Ramos, na Páscoa estamos..."
.Festas Pascais atingiram grande brilho
foto
As Festas Pascais que celebram a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, iniciaram-se este ano no dia 17 de abril, com o Domingo de Ramos, tendo-se procedido à benção dos ramos na Igreja de S. Paio, logo pela manhã, seguindo a Procissão (curiosamente, este ano, já não ouvimos o tradicional cântico de “Domingo de Ramos na Páscoa estamos”), presidida pelo padre Aventino Freitas, para a Igreja Matriz desta vila, onde foi celebrada a Missa comemorativa.

ÚLTIMA HORA - Seis portugueses morreram em acidente em França
.fotoSoajeiro é irmão da presidente de junta de Grade entre as vítimas

Concelho
.Arquivo Municipal vai funcionar nas antigas instalações do “NA”

Foi com emoção que assistimos, no passado dia 18 de abril, ao auto de consignação do novo “Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez” e uma das razões prendia-se com o facto de muita da história deste jornal e deste concelho, ter sido escrita naquele edifício que albergou, durante longos anos, as oficinas e a redação do “NA”.

Adiada a fusão da Escola Básica de Távora
.Direção do Agrupamento de Escolas de Valdevez diz que “reorganização da rede escolar (fusão ou integração) é política educativa passível de discussão”

Ao contrário do que chegou a ser ventilado, a Escola Básica Integrada de Távora (Santa Maria) não vai entrar, por enquanto, na reorganização da rede escolar, tendo sido adiada a sua integração no Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV). Com o derrube do Governo, cai por terra, também, parte da reestruturação do mapa escolar a nível nacional, pelo que a anunciada fusão ou integração da escola de Távora no AEV depende de novas diretrizes e de nova tutela.
De resto, com a política educativa centrada numa visão “economicista”, a direção do AEV, na pessoa do diretor Carlos Costa, “sabe o que vem aí”, e, mesmo não traçando cenários antecipados, deixa claro que, se a reorganização algum dia vier a concretizar-se, nada mudará na “vida da organização escolar”, desde que haja a “afirmação de uma voz de comando.”

Os bombeiros arcuenses sem direção?
.fotoPedro Silva afirma que está a envidar esforços para conseguir uma solução

O impasse em que os órgãos diretivos dos bombeiros caíram pode não ter solução à vista e isto porque aqueles que se tinham proposto aceitar concorrer ao ato eleitoral deram o dito por não dito. Ou seja, resolveram, dias antes, desistir do seu propósito pelo que o ato eleitoral de 9 de abril ficou sem efeito, estando marcada nova assembleia geral eleitoral para o próximo dia 14 de maio.

CANADÁ
.fotoO compasso passou por Toronto!

Partidos já anunciaram listas por círculo eleitoral de Viana do Castelo
.Arcuense Carolina Faria e barquense Rosa Arezes em lugares de destaque

Os partidos com assento parlamentar já divulgaram os seus cabeças de lista pelo círculo distrital de Viana do Castelo. Assim, Fernando Medina, secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento, vai encabeçar a lista do PS por Viana do Castelo. O também porta-voz do partido rosa é, na perspetiva de José Manuel Carpinteira, presidente da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo, “uma excelente escolha, tanto mais que é a pessoa responsável pela gestão dos fundos comunitários do QREN, tão importantes para o distrito.” Na lista do partido seguem-se Jorge Fão, Sandra Pontedeira, Ana Novo e o barquense Paulo Pimenta, presidente da Assembleia Municipal do concelho vizinho de Ponte da Barca.

Concelho
.1.º de Maio
fotoNo próximo dia 1 de maio, comemora-se o dia dos Trabalhadores.
Vem a propósito publicarmos uma foto do 1º de maio realizado nesta vila, em 1974, em que participou a Banda Arcuense.
Nela se reconhecem, entre a grande mole de participantes, muitos arcuenses, alguns deles bastante jovens, na altura.

FUTEBOL - Divisão de Honra da Associação F. V. Castelo
.Moreira do Lima, 0 – Távora, 3

FUTEBOL - Associação Recreativa e Cultural de Guilhadeses
.4.º Torneio A. R. C. Paçô – Adrien Silva realiza-se nos dias 10, 11 e 12 de junho





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].