Notícias dos Arcos   
Versão normal • Versão acessível  

Edição de 04-04-2024

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

A Reforma da Administração Local
.Vassalo Abreu rejeita fusão de municípios e reclama Regionalização
No seguimento do debate desencadeado por este jornal acerca da reforma da Administração Local, a presente edição traz a primeiro plano a posição de Vassalo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca. Frontalmente “contra a fusão de municípios e contra a redução do número de freguesias na forma como ela é proposta”, o autarca do concelho barquense advoga como reforma administrativa a Regionalização.

Eleição na Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Valdevez
.Adriano Alves foi reconduzido no cargo
foto
Este ato eleitoral ficou marcado por dois factos inéditos na vida desta Associação de Pais e Encarregados de Educação. Primeiro, pela apresentação, pela primeira vez, de duas listas concorrentes aos órgãos sociais, uma encabeçada pelo anterior presidente, Adriano Alves e outra por Amália Coutinho, e, o segundo, pela participação de um considerável número de encarregados de educação às urnas, cerca de 300, número nunca antes alcançado, o que demonstra a vitalidade que esta associação tem vindo a atingir, nos últimos anos, no seio da comunidade educativa.

CASA DAS ARTES
.5ª edição do Ciclo de Teatro Brasileiro de Arcos de Valdevez decorreu na Casa das Artes

INQUÉRITO
.Reforma da Administração Local divide eleitos e eleitores

O debate da reforma da Administração Local, que já foi iniciado nos órgãos de decisão, no seio das máquinas partidárias e nos meios de comunicação social, suscita opiniões bastante divergentes. No interior dos partidos com tradição de poder e mesmo do lado das autarquias, há clivagens profundas e os argumentos, aos olhos dos opositores, são pouco convincentes.
De resto, os proponentes da reforma acreditam que a reorganização territorial pode trazer uma melhor gestão dos recursos financeiros, ao mesmo tempo que favorece, dizem, importantes ganhos de escala. Mas os contestatários refutam estes fundamentos e lembram a urgência da – cada vez mais esquecida – Regionalização como a verdadeira reforma de que carece o país para diluir as assimetrias existentes.
Entretanto, o NA continua a ouvir diferentes sensibilidades no sentido de esclarecer a opinião pública arcuense sobre a mais que certa revolução do mapa autárquico que se avizinha. Nesta edição, vai ficar a conhecer a posição de dois autarcas e de dois munícipes, pertencentes a quatro freguesias (Cendufe, Ermelo, Jolda/São Paio e Miranda) que não reúnem critérios de organização territorial, estando estas, por isso, na famosa lista de 33 freguesias a agregar.

Centro de Saúde de Arcos de Valdevez
.fotoUnidade de Cuidados da Comunidade (UCC) já está ao serviço dos arcuenses

Associação Recreativa e Cultural de Guilhadezes
.“A obra que mais desejamos é o relvado sintético no campo”, referiram os dirigentes
foto

No próximo ano a Associação Recreativa e Cultural de Guilhadezes vai completar 30 anos de atividade, plenos de dedicação e entusiasmo, que permitiram o crescente desenvolvimento de uma obra magnífica, quer no campo desportivo, quer no cultural, com os muitos jovens que ao longo do tempo passaram pelas suas equipas das camadas jovens.

CONCELHO
.Túnel da Valeta já tem comporta

Ocorrências
.Trágico acidente vitima jovem arcuense

Bordeus - França
.Pisada a Moda antiga

FUTEBOL - Divisão de Honra da Associação F. Viana do Castelo
.Valenciano, 3 – Távora, 1

FUTEBOL - 1.ª Divisão da A. F. Viana do Castelo
.Moledense, 2 - Paçô, 2

CRAV - Clube Rugby de Arcos de Valdevez
.Campeonato Nacional da I Divisão - CRAV, 60 - CR Évora, 3





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].