Notícias dos Arcos   
Versão normal • Versão acessível  

Edição de 21-03-2024

Seccões

 

Consulte o Arquivo

 

Abertura do ano letivo 2013/2014
.fotoAEV começou “ano escolar sob o signo da tranquilidade” mas faltam ainda professores

CONCELHO
.Romaria de Nossa Senhora da Porta
fotoJorge Pereira Pinto / Águeda Domingues

O calendário das festas mais populares do nosso concelho abrange várias realizações populares e religiosas entre as quais, depois de longos anos de inatividade, se encontra, agora, a Romaria de Nossa Senhora da Porta, que é festejada durante o mês de setembro e às quais a provedoria da Santa Casa da Misericórdia dedica uma especial atenção.

CONCELHO - Balanço intercalar aponta para cerca de 4/5 mil hectares de floresta e mato ardidos
.Concelho de Arcos de Valdevez debaixo de fogo
fotoArmando Fernandes de Brito

Depois de sete semanas de combate (quase) diário e sem tréguas contra o “inferno” dos incêndios, o dia 18 de setembro foi o que mais bombeiros mobilizou no concelho de Arcos de Valdevez (ao todo foram cerca de duzentos operacionais concentrados em diversos “teatros de operações”). A já muito preocupante temporada de incêndios agravou-se ainda mais esta quarta-feira, com várias deflagrações e reacendimentos em diversas localidades do território. Aliado a isto, o vento provocou imensas projeções que propagaram as chamas para outras freguesias.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL
.Propostas do executivo camarário aprovadas por unanimidade
Armando Fernandes de Brito

Realizou-se, no dia 11 de setembro, a última sessão ordinária da Assembleia Municipal deste mandato que está prestes a terminar. Numa sessão mais serena do que muitos estariam à espera, dado o período de pré-campanha eleitoral autárquica, o grande destaque vai para as três propostas apresentadas pelo executivo camarário que foram aprovadas sem votos contra.

ENTREVISTA
.“O presente é trágico para o nosso concelho”, disse ao NA Fernando Cabodeira, candidato do PS à Câmara Municipal
Armando Fernandes de Brito

Oito anos depois, Fernando Cabodeira volta a concorrer pelo PS à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Num território onde o PSD tem, tradicionalmente, votações expressivas, que fazem de Arcos de Valdevez o maior “bastião” laranja no Alto Minho, o candidato socialista, de 46 anos, reclama uma “oportunidade” para que, daqui a quatro anos, os arcuenses possam comparar a gestão do PS com o legado do PSD.
Diz que a “tormenta” instituída neste concelho pelo atual presidente disseminou o medo como arma de atuação política, concentrou poder e cargos em duas ou três pessoas, introduziu o “servilismo”, conduziu à perda dos serviços de proximidade e, fruto de uma gestão pouco rigorosa e assente em investimentos sem capacidade reprodutiva, estrangulou as contas do Município. Face a este “marasmo”, Cabodeira, “sem populismos”, só promete “aquilo que seja possível cumprir” quando o PS for poder.
O emprego e a área social afiguram-se, desde logo, como as grandes prioridades do PS e as duas incluem-se no programa que o eleitorado vai ou não sufragar a 29 de setembro.

Supremo Tribunal anulou estatuto de “inelegibilidade” decretado pela Comarca
.Constitucional autorizou candidaturas dos “dinossauros” em juntas agregadas
Armando Fernandes de Brito

O Tribunal Constitucional (TC) viabilizou a candidatura de presidentes de junta com três ou mais mandatos a uniões de freguesias, considerando que estas são uma nova entidade jurídica territorial, ou seja, uma outra autarquia local, com uma realidade social distinta, com mais população e com objetivos e aspirações diferentes das freguesias que foram extintas. A favor desta decisão votaram cinco juízes do TC, tendo dois votado contra, alegando que a interpretação conduz inevitavelmente ao esvaziamento do propósito da lei de limitação de mandatos vidando impedir a perpetuação do poder dos autarcas e situações de abuso no exercício do cargo político.

ENSINO
.Inauguração do renovado gimnodesportivo assinalou arranque do ano letivo no AEV

Ponte da Barca - Requalificação do antigo edifício da escola primária da vila
.Casa da Cultura de Ponte da Barca concluída ainda no mês de Setembro

Viana do Castelo
.Investimento de dois milhões de euros na rede de saneamento e abastecimento de água

Ponte de Lima
.Casa Amiga – Beneficia mais 8 famílias

FUTEBOL - Campeonato Distrital da 1.ª Divisão
.Atlético dos Arcos, 2 – Lanheses, 0

Providência cautelar foi aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga
.Tavorenses esperam que a justiça seja reposta





Topo

Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Bobby WorldWide Approved AAA
Símbolo de conformidade nível A, Directivas de Acessibilidade ao conteúdo Web 1.0 do W3C-WAI

© - Powered by Ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].