Área de Assinantes
Pesquisa:
RSS
Secções
Edição de 18-04-2024

Arquivo: Edição de 23-12-2010

Opinião

Opinião
O Nosso Tempo

Opinião
Exemplos

À VEZ
Natal Concentrado de Esperança
Como é do conhecimento público o Orçamento de Estado para 2011 prevê uma drástica redução das transferências para as autarquias locais. Nada nos surpreende portanto que o princípio da subsidiariedade seja por isso cada vez mais mera letra morta.

Opinião
Um Conto de Natal
Maria Paula T. Q. Barros Pinto Do sótão ouviam-se uns gemidos mas no calor da festa ninguém prestou atenção. Na casa grande estava tudo iluminado e os preparativos para a ceia eram absorventes. As crianças corriam nos corredores gritando, rindo e por vezes chorando. Havia sempre um primo mais velho ou espevitado que fazia maldades aos mais novos que abriam as goelas a berrar pela mãe. As mães andavam numa lufa-lufa a decorar a mesa de consoada e a destinar os lugares. Era um assunto sensível, o dos lugares, todos queriam ficar ao lado dos avós. Chamaram a Rosa, a filha do caseiro, de longa trança loira, para cuidar da criançada e meter ordem naquela confusão. A rapariga pouco mais velha era do que os mais crescidos mas impunha-se pela sua personalidade e sentido de humor. Contava-lhes histórias de Natal que ouvia na sua casa onde na cozinha crepitava sempre um bom lume e a avó muito, muito velhinha contava histórias do passado que por vezes os deixavam arrepiados tal era a eloquência.

Opinião
Foi o último Natal
Antonino Cacho Pela vida fora, um acontecimento está ligado às evocações da infância: o Natal, já não falando da escola primária. E dizem que não se deve voltar ao lugar onde se foi feliz ou infeliz, consoante o destino, porque o embate, entre a saudade e a realidade – em que uns tinham tudo e outros não tinham nada –, deixa marcas profundas, na memória, difíceis de esquecer.

QUENTES E BOAS...

Opinião
PÁGINA 4
Paulo Castro Vezes sem fim ouvimos falar da necessidade das instituições serem apoiadas pelas comunidades onde se inserem. No entanto, para uma sociedade justa é importante lembrar que uma cidadania de direitos exige uma cidadania de responsabilidades.

A transcendência do Natal de Jesus na sua universalidade

(C) 2007 Notícias dos Arcos | Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: [email protected].